A luz é o substrato que dá vida e cor: de forma objetiva, garante a sobrevivência e a coloração das plantas e, assim, de todo o ecossistema; de forma subjetiva, é graças à luz que enxergamos e transformamos o mundo como tal ao nosso redor. Um raio de sol é um interstício, um vão que se abre para permitir novas ideias e um novo olhar.
É a isto que se propõe a exposição Iluminarte Jardins: ser um flash de luz capaz de criar um espaço e um momento novos. Ao trazer a natureza em forma de arte para dentro do CJ Shops, um espaço repleto de luz natural no coração da maior metrópole da América do Sul, Iluminarte Jardins propõe ser uma fresta de luz para a contemplação de um outro presente, no qual podemos escolher envolver-nos ou simplesmente deixar-nos levar.
Cinco obras de artistas brasileiros criadas especialmente para esta exposição nos reconectam à natureza por meio de diferentes experiências cinéticas e imersivas. Cada uma delas depende da luminosidade para existir: seja a luz projetada pelas obras de arte e que se baseiam no domínio da tecnologia ou a iluminação natural que revela detalhes invisíveis na escuridão. Ora o espectador é um observador, ora torna-se ele mesmo obra de arte. E assim, é possível sentir-se inserido em um novo universo, onde os elementos se reorganizam e fazem sentido de outra forma, da forma como queremos ou precisamos.
Mediante à projeção de luzes envolvendo tecnologias recentes (LED) ou velhas conhecidas (neon), a partir do reflexo da luz natural em placas espelhadas ou pela forma como as tintas de um painel absorvem e se deixam transformar por esta luminosidade, Iluminarte Jardins provoca o redirecionamento do olhar e, consequentemente, do pensamento. Aqui, torna-se possível pensar a natureza a partir da cidade e o natural a partir do artificial.
Iluminarte Jardins convida a iluminar ideias para um novo caminho para o futuro. Faça-se luz!